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Programa Escola Para a Vida

Entendemos que acima de tudo o fenômeno Bullying tem suas raízes no desequilíbrio dos relacionamentos. Todo relacionamento é pautado em trocas, e quando elas não estão em equilíbrio começam os conflitos e com eles as possibilidades de traumas e dores nos relacionamentos.

O Programa Escola para a Vida busca oferecer aos envolvidos condições de estabelecer trocas mais claras e transparentes, trazendo o reconhecimento do papel de cada um dentro deste processo.

Se você tem interesse de receber informações sobre o Programa fale conosco.
O ponto inicial de nosso programa é a Palestra:

Bullying – Uma conseqüência do desequilíbrio nos relacionamentos.

A fim de explorar e ressaltar a importância do programa, realizamos uma palestra que possui tempo estimado de 2:00 a 2:30 horas, oferecendo a possibilidade para que pais, alunos e funcionários reflitam sobre qual é o seu papel nesta realidade que se vem agravando na medida em que os desequilíbrios nos relacionamentos não são observados.

  E veja como levar esta palestra à sua Escola.

 

Bullying – Um fenômeno que precisa ser combatido.

A nossa sociedade já se deu conta há algum tempo que as ações contra o Bullying mais do que um movimento importante para as escolas são essenciais, não apenas para o bom funcionamento da instituição bem como para um futuro mais tranqüilo de nossas crianças.

O Fenômeno Bullying é algo muito antigo , mas de alguns anos tem se destacado ainda mais com o advento da informatização de nossa sociedade bem como do aumento de fatores negativos que influenciam nos relacionamento de uma forma geral e seu impacto tem tomado proporções inimagináveis.

Está claro que o controle, a diminuição do impacto e o sonho de erradicação necessitam de ações conjuntas onde cada parte entenda a sua responsabilidade e as assuma com ações concretas.

Envolvidos

Todos os estudos apontam para o fato de que não há como combater o Bullying sem o compartilhamento do conhecimento do fenômeno , e o desenvolvimento de ações concretas para soluções que envolvam os gestores, educadores, pais e alunos. Criar condições para que todos os envolvidos reconheçam seu papel e sua responsabilidade se torna então o caminho mais adequado para o inicio de um programa que seja mais eficiente e eficaz neste sentido.

O tempo

Se este fenômeno já é tão conhecido de cada um de nós e assim o reconhecemos como algo que nos atinge há muito tempo, entendemos então que o programa deve conter aspectos que ofereçam instrumentos e ferramentas para a formação de multiplicadores afim de que seja perenizado nas escolas.

“O bullying é caracterizado por violência recorrente, desequilíbrio de poder e intenção de humilhar; a prática, freqüente
nas escolas, pode levar as vítimas à depressão e ao suicídio.”
(Cleo Fante)

Objetivo do Programa Escola para a Vida

O programa Escola para a Vida tem como objetivo principal oferecer:

Consultoria, assessoria e orientação para a prevenção e enfrentamento do Bullying, tendo como alvos a escola – direção, coordenação, professores, funcionários e terceirizados – pais e alunos.

Oferecendo a cada um a possibilidade de perceber seu papel e sua responsabilidade no processo.

Alem disso em casos pontuais onde já haja um conflito instalado em relação ao tema Bullying contamos com consultores que podem proporcionar soluções tanto no âmbito relacional quanto jurídico oferecendo:

Metodologia do programa

Sabemos que nos casos de prevenção e enfrentamento do Bullying é necessário que cada um dos envolvidos tenha consciência de sua responsabilidade direitos e deveres sejam eles Representantes da Instituição, pais e tutores, bem como os alunos.

E para que se alcance os resultados procurados, previmos um trabalho especifico que ofereça o maior detalhamento possível:

Gestores

Informações sobre os aspectos relacionais e jurídicos.

Professores

Informações sobre os aspectos jurídicos e posturas de enfrentamento nos ambientes onde existe a maior troca entre os alunos (salas de aula e demais ambientes de educação e lazer).

Demais servidores da instituição

Informações sobre os aspectos jurídicos e posturas de enfrentamento nos ambientes onde existe a maior troca entre os alunos, buscando uma postura condizente e alinhada com o programa.

Pais e tutores

Informações jurídicas e de responsabilidade no processo, integrando-os ao processo de desenvolvimento e educacional oferecido pela escola.

Crianças

Estabelecendo os papeis dos envolvidos, trabalhando a responsabilidade social dentro do ambiente escolar demonstrando de forma pratica os impactos e consequências do processo.

Desenvolvendo ações de multiplicação de uma cultura de enfrentamento através dos instrumentos e ferramentas propostas.



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